segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Gonzaga - De pai pra filho


Esse final de semana fui assistir Gonzaga - De pai pra filho, no cinema. Fiquei maravilhada. Tudo lindo, de verdade. Produção digna dos melhores filmes.
A história começa com um Luiz Gonzaga (Lula, para a família) ainda adolescente, aprendiz de Januário, pai e amigo, bom tocador de fole também, e transcorre pela vida do músico. O filme se desenvolve de uma conversa entre Gonzaguinha e Gonzagão, resolvendo uma antiga richa, um amor mal entendido e vivido por eles. Daqueles amores latentes, pulsantes e que não explodem. Me emocionei do começo ao fim, ainda que  o filme não tivesse grandes cenas pra tanto!!! Me emocionei pela beleza do sertão sofrido, e a igual sofrida vida de seus sertanejos. Povo honesto, trabalhador e de uma cultura infinita. A música, naquela família, como em tantas outras existentes em sertões parecidos, veio no sangue, no DNA.
Apaixonado pela filha dum coronel, e impossibilitado de viver esse amor, Lula se atira na vida, e vai embora de casa, ainda moço. Alista-se no exército e lá fica por dez anos. Sai de lá para as ruas do Rio de Janeiro, quando começa a tentar, em vão, a vida de músico. E é nesta tentativa que conhece seu grande amigo, que posteriormente, criaria com a mulher, o filho de Gonzaga, depois que a mãe do menino, morre, enquanto ele ainda era ainda pequeno.
Gonzagão tocava em troca de algumas moedas, mas não agradava com seu "fado chato", concorria no show do rádio de Ari Barroso, e também não tinha sucesso. Até que relembra que seu fole se criou pra tocar um bom xaxado nordestino, e explode para o Brasil. Compõe músicas que até hoje são cantadas. Compôs o hino do nordeste com sua Asa Branca ,mas não foi capaz de compor uma relação com seu filho. Casou-se outra vez, e desta relação adotou uma menina. Sua segunda mulher foi um grande algoz pra Gonzaguinha, afastando-o ainda mais de seu pai, tão ausente. Nunca mais, depois de sua partida do sertão, encontrou seu primeiro amor.
A história, nos mostra, entre tantas coisas, que uma relação de amor, mal resolvida e mal vivida, pode empatar qualquer vida. Pode deixar que o caminho nunca siga, que a vida não deslanche. Resolver os conflitos, baixar a guarda, ser e ver humildade no outro, foi essencial para que eles (pai e filho), pudessem desfrutar, ainda que pouco, esse amor.
Outra coisa genial neste filme, foi a semelhança dos atores, com os personagens reais. Num dado momento, cheguei a pensar: Ué, mas o Gonzaguinha não morreu!? Impressionante. Escolhidos a dedo, pra dizer o mínimo.


Mas outra coisa também me chamou a atenção. Todo mundo sabe que o tal do amanhecer está em sua 5464164 parte. Chatice ( eu acho, da licençaaaa???) e me dou esse direito, sem nunca ter visto esses filmes dessa "saga" !!!! Enfiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim, a fila do cinema estava quiloméééééétrica, cheia de adolescentes e suas particularidades!!!! Comprei meu ingresso num terminal eletrônico. Meu e do meu namorado. Quando vimos o total da compra, voltamos a tela, porque achamos que tínhamos comprado um único ingresso - 12,00 ??? Siiiiiiiiiiiiiim , cada ingresso estava custando 6,00, incrííííííveeeeeeeeeeeis seis reaisssss!! Compramos, e depois, simulamos a compra de dois ingressos para esse tal amanhecer! Qual não foi a surpresa, pra ver esse filmeco, eu teria de pagar 17,00 !!! Alôôôô, Braaaaaaaasil!!!! Quer dizer que, além de sair de casa para assistir um filme americano, e jamaaais, eu disse JAMAIS, para algumas pessoas , assistir filme brasileiro, eu pago mais caroooo pelo filme dos outros??? É isso mesmo!!!! Nem quero me estender nesse assunto, porque não tem a ver com meu propósito para este post, mas assim, desse jeitinho, nunca, nunca meeeeeeeeeesmo, teremos a tão sonhada "Pátria Amada".
Do mais, o filme foi lindo, e foi lindo meeeesmo de ver o tanto de idosos que tinham na sala! A sala estava cheia, o que me causou surpresa!!! E a grande maioria dos espectadores daquela tarde eram idosos! Adorei ver isso. Eles vão ao cinema, e vão assistir à produções brasileiras, o que é muito legal. É um filme que recomendo, e que acho que deveria ser assistido por muitas pessoas, pelo Brasil afora. Vale a pena pela história, e vale a pena pelo filme mesmo, pela belíssima produção!
O filme conta muito mais do que esse parco resumo, mas não vou estragar sua ida ao cinema, nééé??? 



A bença meu pai!
Deus te faça feliz!

Um comentário:

  1. Ainda não assisti ao Gonzaga, mas está na minha lista com certeza! Sobre o restante, concordo com cada vírgula!!! Vamos pensar q o cinema brasileiro está mais barato pelo incentivo... Sobre a saga chata Crepúsculo, eu me dei o trabalho de assistir ao primeiro e de tanta emoção eu dormi. hahahahahahahhaha Sem mais.

    ResponderExcluir