terça-feira, 23 de outubro de 2012

O fim da novela e algumas lições



Avenida Brasil terminou na última sexta-feira, 19 de Outubro, e mobilizou o país de um jeito que nenhuma outra novela fez (ou pelo menos do jeito que eu não vi nenhuma outra fazer). Seus atrativos eram muitos para a grande final: Quem matou Max? O que acontecerá a Tufão e Nina? E aos seus carrascos Carminha e Santiago? A Trama teve, para seu último capítulo, excepcionais 120 minutos de pura emoção! Era o prometido, e na minha visão, assim foi feito.

Ouvi muitas críticas de pessoas dizendo que Carminha foi uma vilã de nada. Que ficar com pena dela foi ridículo, ela a quem tanto odiamos no decorrer da novela, como pôde agora, em seu ápice, nos comover, e levar ainda alguns às lagrimas?!

Assim que a novela acabou, a Globo exibiu o Globo repórter, que falava basicamente da novela e seus bastidores, entrevistando atores e o autor. Foi nesse programa que o autor disse a coisa mais legal: “Eu queria mostrar que ninguém é só bom, e nem só mau. A Nina não era só boa, e mostrou isso na sua vingança contra Carminha. Nem, tampouco, Carminha era só mau. Ela tinha um senso de humor ímpar.” Taí, nada como o criador pra falar de sua criatura. E pra mim, nesse ponto, ele matou a pau. Ele conseguiu nos fazer amar e odiar tanto Nina quanto Carminha. E foi magistral nisso.

No último capítulo, os mais atentos, puderam sim tirar algumas lições: Perdoar é preciso, caminhar pra frente também, assim como virar a página também é necessário. Todos temos segredos ridículos que nos mostra na mais cruel verdade. Existe arrependimento verdadeiro. O amor resiste a tudo: tempo, desavenças, desencontros. Tudo é mutável. Nada fica incólume para sempre.
Assim que salva Tufão e Nina das garras do maior vilão da trama, Carminha fala pra ele que, a seu modo ela aprendeu a amá-lo de verdade. E isto prova o porquê dela nunca ter pegado toda a grana e ter fugido. Mostra também, que uma laranja podre, estraga todo o resto do saco. Santiago desgraçou a vida de cada uma dessas pessoas, tornando-os refém de sua maldade e ganância. Carminha foi também, senão, a maior de suas vitimas. Ela o viu matar sua mãe e pôr a culpa em outra pessoa. Aprendeu daí o rancor, o ódio e a se safar de tudo que fazia de errado. Lucinda, Nilo e Max, foram vitimas secundárias, tendo suas vidas sequeladas por tamanho sadismo. Por conseqüência, por onde passavam, iam lesando a vida de outros e outros e outros. E por fim vem a trama toda que já conhecemos, e acabamos de nos despedir.



Carminha foi o maior algoz de Nina, mas também salvou sua vida em duas oportunidades reais de perigo. Se ela quisesse acabar mesmo com a mocinha, teria o feito na oportunidade em que a enterrou com a ajuda de Lucio. Matou Max, seu amante e grande amor, para defender a vida da menina, e atirou no pai para também salva-la. E depois de muito passar, procurou o seu perdão, ainda com seu jeito grosseiro de ser. Chamou até o fim Lucinda de velha, mas não a deixou mais, reconhecendo o lixão como sua casa, ela entendeu por fim, que não merecia a vida da zona sul. Veio do lixo e terminaria no lixo. Não se renega suas raízes.
Procurou também o perdão do filho numa cena linda. Chorou com o neto no colo, num amor que não demonstrou por nenhum de seus filhos. Juntou suas mãos às do filho, num gesto silencioso de desculpas, e abraçou a Nina, noutro gesto puro de perdão. Um gesto e um olhar dizem muito mais do que um pedido de desculpas. As lágrimas também denunciavam muito da mulher: culpa, arrependimento, ao passo que nos emitia suas emoções sinceras, pela primeira vez. Nunca é tarde para amar e arrepender-se de seus pecados.


Do mais, enquanto nos deparamos com histórias e estórias, vamos olhando, pensando e tirando nossas conclusões e lições para vida. Quando estamos em contato com coisas assim, não saímos da mesma forma que entramos. Deixamos um pouco de nós em tudo que fazemos, e levamos um pouco de cada coisa que passamos. Tudo é aprendizado, e cabe a nós o que queremos aprender. Os dois lados existem, só nos resta escolher entre o bem e o mal.

4 comentários:

  1. Nossa to pink com vc heim ...eu chorei ... fiquei comovida ... mais poucos entenderam...Carminha foi vítima da sociedade cruel em que vivemos...parecia uma menininha diante de pai, ele sim foi o vilão ! O olhar é a janela da alma ... ele sim reflete todos os nossos sentimentos, angustias, frustrações...as palavras ão enganam os ouvidos ...mais jamais os olhos do coração !que diria que a Carminha faria muitos chorarem de emoção heim???!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! ela foi o retrado de que ng é só boa e nem só má! Achei demais tbm! Mto legal o ultimo capítulo da novela!

      Excluir
  2. Muito legal. As lições positivas descritas foram muito boas! Eu não acompanhei diretamente a novela, mas acho interessante a reflexão em conjunto. Seja quando temos eleições ou quando uma novela da Globo faz sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Olha eu esperava muito mais desse final, achei que não combinou com o enredo, mas já me dei por satisfeita que a Carminha não morreu caindo de um penhasco como acontece em todo final.... e uma coisa eu digo: VIVA O ADAUTO!

    ResponderExcluir