sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A difícil arte da convivência

Uma pessoa nunca será igual a outra. Fato. Mas por que é tão difícil entendermos isso, e respeitarmos os outros?!
Ando bem pensativa a respeito disso, pois me deparo cada dia mais com a intolerância das pessoas com relação aos "defeitos" das outras. Em algumas conversas que temos no dia a dia, percebemos o quanto é difícil respeitar o jeito do outro, sobretudo se esse jeito lhe desagrada. A palavra de ordem para qualquer tipo de convivência é tolerância, acima,ainda do respeito. Se você conseguir tolerar, facilmente respeitará o outro e suas opiniões.
Conviver com outras pessoas é necessário, mas Deus, precisava ser tão difícil assim?! E quando digo convivência não é só namorado, marido e mulher e tal, é conviver no geral. Amigos,colegas de trabalho, familiares. Você é criado na mesma casa que seu irmão, recebe a mesma educação, come da mesma comida, e não é igual a ele. Você precisa tolerar, inclusive, quando ele quiser assistir outro programa de televisão. Assim começa o respeito. Na tolerância.
Como sou, de vez em quando, muito bocuda, tenho trabalhado a tolerância dentro de mim, para não sair por ai esbravejando minhas verdades. Como cansa conviver com pessoas intolerantes, não é?! Me dá um certo nervoso, ter de ouvir algumas coisas e não poder responder como gostaria. Seu direito de falar começa onde termina o meu, e vamos ouvindo asneiras pelo mundo, e tolerando o jeito do outro. Os dias passam, acaba a semana e chega o tão esperado descanso do fim de semana, para recarregarmos as pilhas da tolerância.
Não adianta dissertar muito sobre os direitos e deveres , quando se coloca acima de tudo o seu EGO. Enquanto não aprendermos de fato, que o mundo não gira em torno do nosso umbigo, tolerar ficará muito distante das nossas realidades. É triste ver pessoas assim, embora elas existam aos montes, e você as encontra em todos os lugares. O egoísta transforma qualquer adversidade na maior tempestade. Ser contrariado é seu maior problema. Talvez o excesso de mimo que receberam ao longo da vida, os deixou assim: donos do mundo, da verdade e de todas as coisas do mundo. Esse tipo de gente não sabe tolerar, tampouco, respeitar a vontade,o desejo e o jeito do próximo, sejá lá quem for esse próximo!
É complicado mesmo lidar com as pessoas, porque carregamos nossas crenças,crendices, manias e afins, e elas, por sua vez, terão lá as suas também... Tudo muito complicado, exceto se soubermos tolerar o outro, repeitar seu jeito, aceitar suas vontades. Divergir é necessário, sem, entretanto, ferir os preceitos alheios.

Conviver é necessário, é preciso e fundamental. Não somos ilhas, e não podemos viver sozinhos. Todo mundo precisa de ajuda, companhia,amigos, família e amores. Não se vive sozinho. O que é preciso aprender é conviver com a diferença. Tolerando e repeitando , quem passa pelo nosso caminho. Afinal, alguns serão passageiros, e outros, ficarão para sempre!


Uma única andorinha não faz verão!


2 comentários:

  1. Andreeeezita,
    Arrasou nas palavras...
    Beijo e tchau.
    Karol.

    ResponderExcluir
  2. Conviver é difícil, mas é necessário. Homem algum vive sozinho...
    Beijos

    ResponderExcluir